Os hábitos alimentares do seu filho são estabelecidos quando ele tem de 1 a 3 anos
Você sabia que a criança até os seis meses de vida o leite materno supre todas as necessidades do organismo, não é necessário ofertar nenhum alimento, nem mesmo água ou chá?
O único alimento necessário ao bebê é o leite materno que deve ser ofertado a livre demanda.
No entanto, com o passar dos meses temos a introdução alimentar e não é à toa, pois a necessidade energética é alterada, por exemplo, a vitamina C quando a criança tem 7 meses até 12 meses a necessidade é de 50mg/dia e já com 1 ano até 3 anos é de 15mg/dia.
A vitamina E a necessidade é de 5mg/dia dos 7 meses até 12 meses e de 1 ano até 3 anos 6mg/dia.
Com o passar dos anos a necessidade dessas vitaminas e todas as outras, bem como os minerais também mudam. Quanto mais alimento in natura e minimamente processado a criança tiver contato será melhor para ter o aporte de nutrientes necessários, garantindo o bom funcionamento do organismo e evitando doenças no futuro.
É importante a criança realizar a sua refeição sempre acompanhado de um adulto. Pois a família é a referência de segurança para a criança, ele(a) aprende com você como se comportar na mesa, assim caso a criança apresente aversão ao alimento ofertado, vocês irão encoraja-lo a experimentar o alimento. Depois ele (a) é capaz de discernir os alimentos que realmente gosta ou não. Afinal a criança copia o adulto nas ações e na fala.
É necessário ofertar o alimento que a criança recusou mais de uma vez para motiva-lo a experimentar, mude o formato e o preparo e até a apresentação, mas estimule ele (a) sempre a experimentar o alimento.
Es a importância de você realizar uma alimentação saudável JUNTO COM SEU FILHO (A).
Referência: Manual prático em terapia nutricional