A SUA SAÚDE COMEÇA NO INTESTINO
Disbiose é a alteração na flora intestinal, um aumento da proliferação de bactérias patogênicas (as que causam doença) e a diminuição das bactérias benéficas. O nosso organismo é formado por várias bactérias e a maioria delas estão localizadas no intestino onde elas competem espaço, as bactérias boas chamamos de probióticos. Você já deve ter ouvido esse nome, né mesmo?
Quando o organismo está em equilíbrio com a flora benéfica em quantidade maior do que a que causa doença, chamamos de simbiose. Uma flora saudável proporciona ao hospedeiro, OU SEJA NÓS, uma melhor digestão, absorção de nutrientes, bom funcionamento do intestino, produção de vitaminas entre outros.
Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como Kefir, iogurte e também em cápsulas nas farmácias. Existem vários tipos, e os chamamos de CEPAs e cada uma é responsável por uma função e algumas podem executar a mesma função.
Por exemplo, a cepa Lactobacillus Casei é responsável por ajudar a tratar diarreia, alergias, reduzi colesterol e a glicemia, e várias outras coisas. Já a cepa Lactobacillus acidophilus ajuda a aumentar o HDL, no tratamento da síndrome do intestino irritável, também ajuda a reduzi o colesterol e o triglicerídeos entre outras atividades em benefício da nossa saúde. E a cepa Lactobacillus rhamnosus ajuda na ansiedade, depressão, redução do peso corporal entre outras coisas.
São muitas CEPAS e cada uma ajuda o nosso organismo de uma forma, e tão importante como ter os probióticos no intestino é mantê-los lá e conseguimos fazer isso com os prebióticos que estimulam o crescimento e a ação dessas bactérias boas. Os prebióticos podem ser encontrados também em cápsulas nas farmácias e nos alimentos como frutas, verduras, legumes e carboidratos como os tubérculos, açúcar e mel.
Se você prestou atenção no texto acima, o açúcar também tem sua importância, ou seja, o problema nunca é o alimento e sim o excesso dele. Por isso, é tão importante manter uma alimentação saudável e equilibrada!